Brasil pode liderar a transição verde no mundo, segundo BCG - #24
O Brazil Climate Report 2022, da Boston Consulting Group, destaca: o país alcançou 85% de matriz energética renovável, enquanto a média mundial é de apenas 26%
Quinta-feira, 20 de outubro de 2022
Olá,
A transição para um regime carbono-neutro vai exigir do mundo um investimento entre USD 100 trilhões e USD 150 trilhões (com t), ao longo das próximas três décadas. É isso que diz a Boston Consulting Group (BCG) em seu estudo Brazil Climate Report 2022. É um bocado de dinheiro. O programa espacial Apollo, que levou o homem à Lua entre 1961 e 1972, custou aos Estados Unidos USD 282 bilhões (com b), em valores de hoje. O lado bom é que o Brasil está bem-posicionado, na transição para uma Economia Verde, e pode liderar essa mudança, como falamos na última edição da nossa newsletter.
Segundo o levantamento da BCG, 85% da energia consumida no Brasil vem de fontes renováveis (enquanto o mundo ainda está em apenas 26%). Isso se deve à nossa matriz energética, historicamente baseada em usinas hidrelétricas, e que vem batendo recordes de geração solar e eólica. As consequências dessa escolha se refletem em menores pegadas de carbono no aço (até 30% menor que a média mundial) e no cimento (até 10% menor). Temos cerca de 17 milhões de hectares de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e 36 milhões de hectares de plantio direto – técnicas de cultivo menos agressivas ao meio ambiente.
Web3
A partir de 2023, contribuintes da cidade do Rio de Janeiro poderão pagar IPTU usando criptomoedas. Segundo a prefeitura, o Rio passa a ser a primeira cidade do Brasil a oferecer aos contribuintes a possibilidade de pagar tributos com ativos digitais.
Ao longo dos últimos anos, autoridades públicas têm explorado formas de regular e tirar proveito do crescente interesse por criptoativos. O exemplo mais extremo é El Salvador – no ano passado, o país da América Central adotou o Bitcoin moeda nacional, mas a experiência não teve os efeitos esperados até aqui. Nos EUA, os Estados do Arizona e Wyoming propuseram o pagamento de impostos com moedas digitais. Porém, esse movimento ainda é incipiente em todo o mundo e carece de muito estudo por parte do governo sob qual é a melhor estratégia para sua adoção.
Venture Capital
A Covid-19 impactou a indústria da saúde de inúmeras maneiras, acelerando a digitalização e mudando as expectativas dos pacientes quanto à prestação de cuidados. Faltam médicos, a inflação (alta no mundo todo) pressiona o aumento de salários e a digitalização de arquivos e consulta representa novos desafios de segurança de dados. Isso tudo é uma ótima oportunidade para as healthtechs. A indústria da saúde planeja aumentar consideravelmente seus investimentos em softwares de gestão, admissão de pacientes e cibersegurança, segundo um relatório da consultoria Bain.
Novidades do nosso portfólio:
Roofstock vende primeira propriedade via NFT. A venda foi realizada com um token não fungível (NFT) habilitado pela Roofstock onChain (ROC), sua subsidiária de web3. A utilização da tecnologia web3 permite que os imóveis sejam adquiridos de forma mais eficiente e transparente, com custos mais baixos, em comparação com as transações imobiliárias residenciais convencionais. A G2D investe na Roofstock, via Expanding Capital.
G2D recomenda:
Debate - O potencial da inteligência artificial
Kevin Scott (CTO da Microsoft) e Reid Hoffman (cofundador do LinkedIn e investidor) discutem como a inteligência artificial pode expandir nossas habilidades cognitivas no trabalho – e como fazer isso de maneira responsável. São 30 minutos de conversa no YouTube e, como disse alguém na sessão de comentários, merece muito ter uma parte dois.
Artigo - Lições aprendidas com 320 pitch decks de startups
O TechCrunch+ analisou 320 pitch decks de startups, tabulou milhares de dados e tirou conclusões valiosas ou curiosas. Em média, os investidores dedicam pouco menos de três minutos, analisando uma apresentação em powerpoint, para decidir fazer uma reunião com o empreendedor. Parece pouco? Quando ele não se interessa em evoluir para um encontro, leva ainda menos: cerca de dois minutos.
Artigo - O panorama do investimento em tecnologias verdes
Gabriela Herculano, co-founder da iClima Earth e palestrante no nosso último G2Day, escreveu para Nasdaq um artigo em que mostra o horizonte dos investimentos em tecnologias verdes. Quais setores estão atraindo investimentos de curto, médio ou longo prazo, vindos do setor público ou da iniciativa privada. Por exemplo: “Investidores com um horizonte superior a cinco anos estão encontrando excelentes oportunidades em soluções de armazenamento de energia, softwares e plataformas de IA para a otimização e monetização de equipamentos, além de soluções de reciclagem de baterias e processos limpos de produção de hidrogênio”, diz.
Aproveite também para acompanhar a G2D nas redes sociais:
>>> Siga a G2D no LinkedIn
>>> Siga a G2D no Instagram
>>> Siga a G2D no Facebook
>>> Inscreva-se no Youtube da G2D